27 de dez. de 2010

É uma brasa, mora: boneco Roberto Carlos by Marcus Baby

Quem não gosta de pelo menos uma música do Roberto Carlos, que atire a primeira pedra! Eu particularmente, que adoro cultura pop – e todo mundo sabe disso – não poderia nunca deixar de reconhecer a indiscutível influência do “Rei” para nossa arte musical e, mais cedo ou mais tarde, acabaria o homenageando em forma de toy-art. Confesso que pensei primeiro em recriá-lo com o visual hippie-chic de seu período da Jovem Guarda mas, por não ter dolls ideais para também homenagear Wanderléa, Erasmo Carlos, Ronnie Von e tantos outros ícones do movimento, decidí por refazê-lo numa imagem mais contemporânea. Comecei então por montar a cabeleira grilsalha em um antigo modelo de boneco Ken, aplicando micro-mechas, alisando com espuma especial e dando o corte de poucas camadas. Seu rosto recebeu nova maquiagem e clareamento de pele, os olhos foram redefinidos e sombrancelhas redesenhadas. A roupa, inspirada na usada pelo cantor no DVD “Acústico MTV” foi totalmente feita por minha mãe: calça jeans clarinha com leve boca-de-sino, camisa azul bebê de gola quadrada e blazer azul matiê profundo num corte seco sem gola. Os tênis foram aproveitados do meu estoque e todas as suas jóias (pulseira, relógio, terço azul e corrente dourada) foram criadas por mim, exclusivamente para o boneco. A finalização ficou por conta do microfone lateral similar ao usado pelo cantor em suas performances. Todo trabalho consumiu 2 meses e o ensaio fotográfico foi realizado ao som de remixes feitos com suas músicas mais clássicas e de seu período rock da Jovem Guarda. Olha o resultado:



Que todo brasileiro possue alguma canção do Roberto Carlos como favorita ou já viveu grandes emoções tendo o Rei como trilha sonora, isso é fato, não se discute. Porém, o que mais me chama atenção no cantor, não é apenas seu rico conteúdo musical, e sim principalmente, sua influência no universo pop nacional, que ultrapassa os limítes da música e engloba também referências como moda, comportamento, e – principalmente – atitude de vanguarda. Isso porque (e qualquer pesquisa sobre sua carreira pode revelar), Roberto, contrariando seu tempo cronológico, sempre esteve a frente de todos, seja antecipando temas, inovando estilos, assumindo-se frágil ou acreditando (e apostando) no novo. Daí sim, a explicação pela admiração e respeito que tenho por ele e a ideia de construir um boneco em sua homenagem. Acho que não é necessário mais nada para que o cara seja definido como precusor de toda uma era. E disso, eu já sabia há muito tempo.



Mais Roberto Carlos? Aqui:

Site oficial: www.robertocarlos.globo.com
Twitter oficial: @siteoficialRC

Dedico esse boneco a minha amiga Auxíliadora, a maior fã de Roberto Carlos que já conhecí na vida!!! Beijo!

4 comentários:

Odorico Barreto disse...

Tendo em vista a proximidade do verão, e como o cantor Roberto Carlos apesar da idade já avançada ser um grande símbolo de juventude e jovialidade, gostaria de sugerir uma versão do Boneco Roberto Carlos de bermuda e camiseta, para que os jovens de hoje em dia possam se identificar ainda mais com esse símbolo eterno. Obrigado!

Unknown disse...

Bermuda?
Ja viu alguma foto do Roberto de bermuda? hahahahahahhahahaha

Sabe de nada, Inocente!

Rosiane Moreira disse...

Se colocasse Roberto de bermuda, teria que colocar a perna mecânica no boneco.

ademar.ribeiro@campinas.sp.gov disse...

Gostaria de comprar 3 bonecos de resina no tamanho de 20 cm do Roberto Carlos, Eles Plesey e Raul Seixas, Grato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

[FECHAR]